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Fluxo de Trabalho

Um fluxo de trabalho representa as etapas pelas quais um documento deve passar até que a saída desejada seja obtida. Normalmente, o passo de uma fase para outra ocorre pelas ações do usuário.

A seção anterior descreveu o processo de criação de uma regra sobre uma pasta, uma das ações que podemos realizar no conteúdo da pasta é adicionar um fluxo de trabalho simples.

O fluxo de trabalho simples permite associar ações de aprovação e rejeição e definir como elas afetarão seu conteúdo. Por exemplo, podemos definir um conjunto de regras para criar um fluxo de trabalho que gerencie o conteúdo da seguinte forma:

1. Usuários com permissões apropriadas podem aprovar conteúdo na pasta Rascunhos.

2. Quando você aprova um documento, ele é movido para a pasta de Revisão Pendente.

3. Usuários com permissões apropriadas podem aprovar documentos nesta pasta.

4. Quando você aprova um documento nesta pasta, ele é movido para a pasta Publicada. Se o conteúdo for rejeitado, ele será transferido para a pasta Rascunhos.

Para implementar o exemplo anterior devemos criar duas regras, uma para a pasta Desenhistas e outra para a pasta Revisão Pendente, cuja ação é Adicionar Fluxo de Trabalho Simples e o comportamento das ações de Aprovação/Rejeição da seguinte forma.

AprovarRejeitar
RascunhosMover para Pendentes de revisão-
Revisão pendenteMover a PublicadoMude para rascunhos

Criação de regras com fluxo de trabalho associado Figura 1 - Criação de regras com fluxo de trabalho associado

Outra forma de trabalhar com fluxos de trabalho é associá-lo diretamente a um documento na biblioteca. Para isso, nas ações do documento, você deve selecionar Iniciar um fluxo de trabalho e selecionar um dos fluxos de trabalho disponíveis padrão.

Fluxo trabalho padrão Figura 2 - Fluxo de trabalho disponivel por padrão

Selecionar um fluxo de trabalho associado Figura 3 - Selecionar um fluxo de trabalho associado

1

Nova tarefa: Atribuir uma nova tarefa a si mesmo ou a um colega.

2

Revisão em grupo: Atribuir uma tarefa de revisão a um grupo.

4

Revisão Única: Atribuir uma tarefa de revisão a um único revisor

5

Um ou mais revisores: Atribuir uma tarefa de revisão a vários revisores.

Uma vez selecionado o tipo de fluxo de trabalho, precisamos preencher os detalhes do fluxo de trabalho, como a mensagem que o usuário receberá, prioridade, data de vencimento ou pessoal atribuído à tarefa.

Tela inicial Fluxo trabalho Figura 4 - Uma tela inicial de fluxo de trabalho

Assim que o fluxo de trabalho começar, os usuários designados terão a tarefa no dashlet My Tasks no painel doméstico. A partir deste dashlet também é possível iniciar um fluxo a partir do link correspondente.

Minhas tarefas Figura 5 - Minhas tarefas