Fluxo de Trabalho
É uma sequência estruturada de processos que são realizados dentro dos departamentos. Detalha as rotinas de trabalho, descrevendo as etapas a serem percorridas e atividades que precisam ser cumpridas durante a execução dos projetos.
figura 1-Tela Gerenciar Fluxo de trabalho
1
Criação e configuração do Fluxo de trabalho.
2
Editar, excluir e inativar.
Configurar processo
figura 2-Configurar Processo
1
Nome do processo: Dar um nome ao fluxo de trabalho.
2
Grupo de permissão: Selecionar os grupos que vão trabalhar no fluxo.
3
Descrição: Opção de dar mais detalhes.
4
Pasta raiz do processo: Pasta raiz onde o fluxo será trabalhado.
5
Cor de identificação: Selecionar uma cor.
6
Biblioteca: Selecionar a Empresa.
7
Nome do Subfluxo: Nome do Fluxo.
8
Inserir Etapas: Escolher os grupos de permissão criados para o fluxo e o nome da etapa, que são as pastas correspondentes.
Check List do Processo
Check List do Processo
1
Categoria: Escolha se o tipo documental a seguir será obrigatório ou desejável. Caso seja obrigatório, quando o processo alcançar a etapa configurada, ele só poderá prosseguir se o documento tiver sido anexado e atender à exigência estabelecida. Se for desejável, o tipo documental será exibido como uma opção, sem a obrigatoriedade de ser anexado para a continuação do processo.
2
Tipos Documentais: Selecione o tipo documental desejado e, em seguida, defina se ele será o documento primário clicando sobre o tipo que ficará verde de selecionado. Caso seja definido como primário, o processo será iniciado por meio desse documento, com os demais atuando como secundários, sendo possível anexá-los ao documento primário.
Tipo Primário
3
Definir Etapa: Defina a etapa específica em que o tipo documental será utilizado no processo.
4
Pesquisar: Barra de pesquisa dos tipos documentais configurados no Check List.
Configurar Nome de Etapas
Configurar Nome de Etapas
1
Etapa: Insira a etapa do fluxo para a qual deseja criar o nome.
2
Personalizar nome: Atribua um nome à etapa selecionada, escrevendo diretamente em nome personalizado ou personalize o nome escolhendo um tipo documental e uma propriedade específica desse tipo documental para a etapa selecionada.
Configurar Etapas
figura 3-Configurar etapa
1
Cadastrar fluxo
Bibliotecas: Escolhe a empresa.
Grupos: Selecionar os grupos criados para trabalhar no fluxo.
Nome: Nome do fluxo.
Descrição: Adicionar algum detalhe.
2
Criar evento
figura 4-Criar evento
2.1
Fluxo de trabalho: Selecionar o fluxo que criou.
2.2
Ações: Selecionar as ações que serão executadas no fluxo.
2.3
Nome do evento: Nome pelo qual será identificado pelo consumidor.
2.4
Autonomia de tramitação: Marque essa opção para permitir atribuição de outro responsável para executar esta etapa do fluxo de trabalho.
2.5
É necessário Justificativa: Caso selecionado, o usuário que executar esta ação será obrigado a escrever uma justificativa. Você consegue ver as justificativas acessando a sessão comentários de cada arquivo.
2.6
Enviar alerta: Um Email de alerta será enviado para o grupo da etapa do fluxo de trabalho.
2.7
Assinatura digital/Eletrônica: Caso esta seja incluída, ao atingir a etapa configurada, será solicitada a assinatura eletrônica.
3
Criar regras de negócio
Criar regras de negócio
3.1
Subfluxo: Selecionar o fluxo que se está trabalhando.
3.2
Tipo de regra
Tipo de regra
Regra de sistema: Essas regras estabelecem os limites, condições e parâmetros para o funcionamento de processos, a interação entre componentes e o controle de ações dentro de um sistema. Elas orientam o sistema a operar de forma consistente e alinhada aos objetivos, garantindo conformidade e previsibilidade em suas atividades.
Regra de sistema
Temporizador: É um dispositivo ou função que mede intervalos de tempo e executa uma ação específica ao término de um período predefinido. Utilizado em diversas aplicações, como controle de processos, automação e dispositivos eletrônicos, o temporizador permite a programação de atividades com base em contagens regressivas ou incrementais, acionando comandos ou disparando alertas conforme o tempo estipulado.
Temporizador
Adicionar Componente
Adicionar Componente
Ação:
É uma operação específica que é automaticamente executada quando os critérios de uma regra de negócio são atendidos. Ela define o comportamento esperado do sistema ao encontrar determinadas condições preestabelecidas. As ações podem incluir, por exemplo, o envio de notificações, a alteração de dados, a atualização de status, ou a execução de processos adicionais. Essa funcionalidade permite que o sistema opere de forma automatizada e consistente, respondendo de maneira adequada e imediata às regras configuradas.
Ação
1
Executar quando:
Executar quando
Item é deletado ou saiu da pasta: a regra será aplicada ao conteúdo movido para fora da pasta ou excluído.
Item foi atualizado: Quando um item nesta pasta é modificado, a regra será aplicada a ele.
Item foi criado ou entrou na pasta: a regra será aplicada ao conteúdo adicionado à pasta. Isso inclui qualquer item copiado, criado ou carregado na pasta.
2
Nome da ação: Nomeie a ação.
3
Tipo de ação: Selecione a ação que deseja executar.
Tipo de ação
3.1
Alterar valor da propriedade do documento: insere ou atualiza propriedades do documento com valores fixos, variáveis de sistema, ou com valores de outras propriedades.
3.2
Anexar documentos do processo: Na configuração desta ação, o usuário determina quais documentos devem ser anexados automaticamente. Quando as condições estabelecidas são atendidas, o sistema executa a anexação dos documentos relevantes ao processo em questão, sem a necessidade de intervenção manual.
3.3
Arquivar documento: Permite que um arquivo seja automaticamente arquivado quando seu tipo documental corresponde ao configurado previamente, garantindo o armazenamento organizado e seguro de documentos relevantes.
3.4
Atribuir aspecto ao documento: Ao configurar esta ação, o usuário define quais aspectos devem ser atribuídos ao documento
3.5
Atribuir tipo ao documento: Permite categorizar o documento, associando-lhe um tipo documental específico e as propriedades correspondentes, de acordo com a configuração definida.
3.6
Enviar fluxo de assinatura: Exige que o documento seja assinado eletronicamente conforme as especificações estabelecidas, oferecendo segurança, rastreabilidade e conformidade no processo de aprovação documental.
3.7
Enviar notificação: Envia a notificação configurada para usuários e ou destinatários de email. É possível configurar notificações apenas para usuários específicos, e notificações internas na plataforma.
3.8
Executar Evento:
3.9
Exibir caixa de mensagem: Exibe uma caixa de diálogo para o usuário ao executar o evento do fluxo.
3.1
Transitar para a etapa específica: Permite a movimentação automática de um arquivo para uma etapa designada dentro do fluxo de trabalho, eliminando a necessidade de intervenção manual
3.11
Versionar para PDF: Ao acionar esta ação, o sistema realiza a conversão do documento em um arquivo PDF, mantendo a formatação original e garantindo a integridade do conteúdo. Esta conversão pode ser feita automaticamente em pontos específicos do fluxo de trabalho, conforme configurado.
Regra:
A regra de sistema estabelece as condições que determinam quando e como uma ação será executada. Ela funciona por meio de critérios condicionais, como "se verdadeiro" e "se falso", que guiam o sistema a responder de acordo com o tipo de dado ou situação presente. Por exemplo, uma regra pode ser configurada para, "se verdadeiro" – ou seja, se o documento for do tipo PDF – o sistema enviará uma notificação para o e-mail indicado; caso contrário, na condição "se falso", o documento será automaticamente direcionado para a etapa 2. Esse mecanismo de regras possibilita um controle preciso e automatizado do fluxo de trabalho, assegurando que as operações ocorram conforme os parâmetros estabelecidos.
Regra
1
Executar quando:
Executar quando
Item é deletado ou saiu da pasta: a regra será aplicada ao conteúdo movido para fora da pasta ou excluído.
Item foi atualizado: Quando um item nesta pasta é modificado, a regra será aplicada a ele.
Item foi criado ou entrou na pasta: a regra será aplicada ao conteúdo adicionado à pasta. Isso inclui qualquer item copiado, criado ou carregado na pasta.
2
Nome da regra: Dê um nome a regra.
3
Documentação: Opção de documentar a regra, descrever para que funcionalidade ela será usada.
3
Verificações:
5
Adicionar condição:
Adicionar condição
5.1
Checar valor da propriedade: Esta regra permite verificar o valor configurado de uma propriedade específica e, caso esse valor atenda à condição estabelecida, acionar uma ação pré-determinada. A funcionalidade é especialmente útil para automatizar tarefas em sistemas de cadastro e registro.
Checar valor da propriedade
Selecione o operador: Este campo determina a condição lógica que será aplicada ao valor da propriedade. As opções disponíveis são:
• Igual: A regra será acionada quando o valor da propriedade for exatamente igual ao valor especificado.
• Diferente: A regra será acionada sempre que o valor da propriedade for diferente do valor especificado.
• Maior Que: A regra será acionada quando o valor da propriedade for maior que o valor especificado.
• Menor Que: A regra será acionada quando o valor da propriedade for menor que o valor especificado.
Selecione o operador
Valor: Neste campo, o valor de referência deve ser especificado. Esse é o valor que será checado de acordo com a condição definida no campo Selecionar Operador.
5.2
Verificar o tipo de documento: Essa regra verifica o tipo do documento e, caso ele coincida com o tipo configurado, a regra é acionada para realizar a ação designada. Essa ação pode variar de acordo com o fluxo de trabalho e as necessidades do processo.
5.3
Verificar o formato do arquivo: Essa regra verifica o formato do arquivo e, caso ele coincida com o tipo configurado, a regra é acionada para realizar a ação designada. Essa ação pode variar de acordo com o fluxo de trabalho e as necessidades do processo.
5.4
Faz parte da lista: A regra permite configurar uma lista de valores predefinidos. Quando um documento contém um valor que corresponde a qualquer um dos itens dessa lista, uma ação específica é automaticamente executada.
5.5
Verificar documentos assinados: Ao ativar essa regra, o sistema verifica se o documento contém uma assinatura e valida sua autenticidade. Quando a assinatura é confirmada, a regra executa automaticamente a ação configurada.
5.6
Verificar assinatura dos documentos: Ao ativar essa regra, o sistema realiza uma verificação da assinatura existente no documento para confirmar sua validade. Uma vez confirmada a autenticidade da assinatura, a ação programada é automaticamente executada.
5.7
Checar grupo de arquivos: permite realizar uma verificação em arquivos específicos dentro de um grupo e oferece duas opções de ação que podem ser configuradas: enviar feedback via e-mail ou avaliar o arquivo diretamente. A avaliação realizada será registrada como um comentário no próprio arquivo, facilitando o acompanhamento e registro de observações.
Configurar permissões
Ao selecionar a pasta, você configura as permissões de cada indivíduo ou grupo que está trabalhando no fluxo, conforme a necessidade.
figura 5-Configurar Permissões
Ao clicar na pasta você tem três opções:
figura 6-Permissões herdadas
figura 7-Herdar permissões
Adicionar grupo: Adicionar usuários ou grupos no Fluxo.
figura 8-Adicionar Grupo
1
Pesquisar: Pesquisar o nome do usuário ou do grupo.
2
Selecionar: Selecionar o que pesquisou.
3
Adicionar: Adicionar após ter certeza do usuário ou grupo selecionado.
Herdar Permissões/Permissões Herdadas:
figura 9-Permissões/Herdar
Id de autoridade: Identidade do grupo ou usuário.
Papel: Que Papel o usuário ou o grupo terão no fluxo.
figura 10-Papel do Usuário
SiteCollaborator (Colaborador): Tem todos os direitos de conteúdo do site que possui; você tem o direito de editar conteúdo criado por outros membros do site, mas não excluí-lo.
SiteConsumer (Consumidor): Só tem o direito de visualizar conteúdo em um site; não pode criar seu próprio conteúdo.
SiteContributor (Contribuidor): Tem todos os direitos de conteúdo do site que possui; você não pode editar ou excluir conteúdo criado por outros membros do site.
SiteManager (Gerente): Tem todos os direitos de todo o conteúdo no site; ao que ele mesmo criou e ao que outros membros do site criaram. direitos
Herdado: Nesta coluna é informado a herança do objeto Pai.
Cockpit De Processos
figura 11 - Cockpit De Processos
1
Fluxo de Trabalho: Selecione o fluxo de trabalho que você criou e, em seguida, escolha a etapa específica que deseja ajustar. Caso prefira, é possível iniciar um novo processo selecionando a opção Iniciar Novo.
2
Pesquisar Instâncias do Fluxo de Trabalho: Nesta opção, realize a pesquisa de processos já instanciados no sistema nos quais você deseja trabalhar. A pesquisa deve ser efetuada utilizando alguma informação relacionada ao processo, como nome, identificador, data, entre outras informações.
3
Notificações: As notificações são alertas gerados pelo sistema com o objetivo de informar os usuários sobre eventos relevantes relacionados aos fluxos de trabalho. Quando um processo é instanciado, ou seja, quando um novo arquivo é enviado ao sistema, uma notificação é automaticamente disparada.
4
Ações: Reúne funcionalidades essenciais para a gestão e acompanhamento dos fluxos de trabalho no sistema. Ela permite ao usuário executar tarefas específicas relacionadas aos arquivos e processos. As principais ações disponíveis incluem:
Auditoria do Fluxo: Permite visualizar o histórico completo do fluxo de trabalho, incluindo todas as etapas percorridas, responsáveis por cada ação e os horários em que foram executadas. Essa funcionalidade é útil para rastrear alterações e monitorar o andamento do processo.
Visualizar Anexo: Facilita a abertura e consulta de arquivos que foram anexados ao processo. O usuário pode acessar diretamente os documentos ou outros tipos de arquivos para revisão ou análise.
Anexar Arquivo: Oferece a possibilidade de adicionar novos arquivos ao processo em andamento. Isso é útil para complementar informações ou incluir documentos adicionais necessários para o andamento do fluxo.
Relacionar Arquivo: Permite vincular arquivos já existentes no sistema a um processo específico. Essa ação é útil para estabelecer conexões entre documentos relacionados, garantindo que todas as informações pertinentes estejam facilmente acessíveis dentro do fluxo de trabalho.
Essas funcionalidades visam otimizar o gerenciamento dos fluxos, assegurando que todas as informações e documentos estejam organizados e acessíveis conforme necessário.